sexta-feira, novembro 30, 2007

Plano de actividades para 2007/2008

1. Aprofundar a ligação activa existente entre a associação (pais e encarregados de educação), a escola (professores, alunos e funcionários) e o meio envolvente (ruas, bairros, a vila do Sobralinho), e promover a intervenção de todos no processo educativo.
Incentivar a comunicação entre os diversos intervenientes através de meios formais – assembleias gerais ordinárias e extraordinárias, reuniões globais e sectoriais – e informais – contactos dos elementos dos órgãos sociais da Associação com os outros pais e encarregados de educação, por um lado, e com as professoras, por outro, aquando da entrada e saída dos alunos (dos dois pólos) da escola. Incentivar a utilização, em quantidade e qualidade crescentes, dos novos meios tecnológicos de informação da Associação: a caixa de correio electrónico (apeesb@tugamail.com) e o sítio na Internet (http://paisdosobralinho.blogspot.com). Manter a realização de iniciativas – se possível com um nível cada vez mais elevado – que têm por objectivo congregar positivamente adultos e crianças e reforçar a coesão da comunidade: (colaborar nas) festas de Natal e de fim de ano; concurso/exposição temática aquando do Dia Mundial da Criança.
2. Assegurar e desenvolver a representação e a relação da Associação nos/com os órgãos de gestão da escola.
Continuar a participar, principalmente, nas reuniões regulares do Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e São João dos Montes, privilegiando naquelas o intercâmbio de informações, opiniões e propostas tendente ao desenvolvimento do processo pedagógico – tanto ao nível das actividades curriculares normais como ao nível das actividades de enriquecimento curricular.
3. Prosseguir e expandir os contactos com entidades públicas – órgãos autárquicos – e privadas – empresas – para a melhoria das condições gerais da escola e do ensino do/no Sobralinho.
Proceder regularmente a reuniões e a envio de mensagens com/a: elementos e departamentos da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e da Junta de Freguesia do Sobralinho – para a resolução de problemas da escola, em especial o aperfeiçoamento permanente dos seus equipamentos, instalações e acessos, e ainda o aumento da segurança interna e externa; representantes de companhias, em particular as sediadas na freguesia ou no resto do concelho, para a obtenção de patrocínios e de outros apoios aos projectos da Associação e também da escola.