sexta-feira, novembro 09, 2007

Relatório de Actividades, relativo ao ano lectivo 2006-2007, da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola do Sobralinho

O relatório de actividades que agora apresentamos refere-se ao período que corresponde ao ano lectivo de 2006-2007, em que esta Direcção exerceu funções, e refere as acções desenvolvidas para a concretização do plano de actividades definido e apresentado no início daquele mandato:
1 – Continuar a garantir a nossa representação nos órgãos de gestão da escola.
Carlos Castelão, Presidente da Direcção da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico do Sobralinho, esteve presente na Escola EB 2/3 Soeiro Pereira Gomes, a 19 de Abril de 2007, para uma reunião do Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e São João dos Montes, a convite do mesmo. A ordem de trabalhos incluiu como pontos: primeiro, informações; segundo, regulamento interno; terceiro, outros assuntos.
2 – Criar um intercâmbio activo entre a associação, a escola, e os pais e encarregados de educação, promovendo o envolvimento dos mesmos no processo de ensino/aprendizagem.
A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico do Sobralinho realizou no dia 27 de Outubro, pelas 21 horas, na Casa da Juventude do Sobralinho, a sua Assembleia Geral anual ordinária. Nesta assembleia: foram apresentados os relatórios de actividades e contas da Direcção cessante, e o respectivo parecer do Conselho Fiscal, relativos ao ano lectivo de 2005-2006; e procedeu-se à eleição dos órgãos sociais para o ano lectivo 2006/2007. Estes ficaram assim constituídos:
Mesa da Assembleia Geral – Isabel Maria Brás da Silva (Presidente), Luís Filipe Pinto (Vice-Presidente), Maria de Lurdes Oliveira (Secretária).
Direcção – Carlos Manuel da Costa Castelão (Presidente), Maria João Ramos Cascalheira (Vice-Presidente), Lucilina David Rubio (Secretária), Luís Miguel da Silva (Tesoureiro), Sónia Caldeira Reis (Vogal).
Conselho Fiscal – Ana Maria Machado Pereira Pedro (Presidente), Octávio José Pato dos Santos (Vice-Presidente), Sílvia Cristina Lopes (Secretário).
Desta mesma Assembleia Geral foi igualmente um ponto da ordem de trabalhos a prestação de esclarecimentos sobre a Carta Educativa do Concelho e as Actividades de Enriquecimento Curricular, para a qual estiveram presentes representantes do Agrupamento de Escolas de Alhandra, São João dos Montes e Sobralinho (Isabel Estevinha), da Sociedade Euterpe Alhandrense, (Jorge Zacarias), do Centro Social para o Desenvolvimento do Sobralinho (Fernando Caio) e da Junta de Freguesia do Sobralinho (José Manuel Peixeiro). Foi então anunciada a data definitiva para o início das AEC’s na nossa freguesia: 6 de Novembro de 2006.
A APEESB continuou a utilizar activamente o seu sítio na Internet (http://paisdosobralinho.blogspot.com) e a sua caixa de correio electrónico (apeesb@tugamail.com), ambos criados no mandato anterior, para uma comunicação mais rápida, completa e eficaz, não só com os pais e encarregados de educação que representa, mas também todas as outras individualidades e instituições com as quais tem relações.
3 – Continuar a manter contactos com as entidades competentes, visando a melhoria das condições gerais da escola.
A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico do Sobralinho tinha elaborado, no início deste mandato, uma pequena lista dos problemas considerados mais importantes pela Associação, e que careciam, e, em alguns casos, ainda carecem, de soluções as mais urgentes possíveis por parte, principalmente, das entidades autárquicas. Assim, na nossa averiguação e avaliação constatámos que:
- No pólo 1 («escola nova»): o computador oferecido no âmbito do programa PRODEP, e que havia sido roubado há alguns meses, ainda não tinha sido substituído; o aparelho de fax não funcionava – pedia-se a reparação ou a substituição.
- No pólo 2 («escola velha»): tanto o computador como o vídeo-gravador não funcionavam – pedia-se a reparação ou a substituição (no caso do vídeo, propusemos, se tal se revelasse financeira e tecnologicamente preferível, a aquisição de um leitor de DVD); as torneiras da casa de banho não funcionavam correctamente, originando consideráveis desperdícios de água – pedia-se a reparação.
- Para os dois pólos, propusemos a aquisição de: uma máquina fotográfica digital – para melhor registo e divulgação das actividades da escola; novos rádios portáteis (com leitores de CD); novos armários (em especial um para a casa de banho do pólo 2) – alguns dos existentes encontravam-se bastante deteriorados e podiam por isso revelar-se perigosos.
A APEESB fez-se representar, através de Luís Miguel Silva, Tesoureiro da Direcção, na reunião realizada a 27 de Fevereiro de 2007, no Fórum Cultural CHASA, em Alverca, promovida pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira para a discussão, com as colectividades e outras instituições do concelho, do (novo) Programa de Apoio ao Movimento Associativo.
A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico do Sobralinho, representada por Luís Miguel Silva, da Direcção, e Octávio dos Santos, do Conselho Fiscal, efectuou a 28 de Fevereiro de 2007 uma reunião com a Junta de Freguesia do Sobralinho, na sede desta, com o seu Presidente, José Manuel Peixeiro. Os temas em discussão incluíram: as relações das associações com órgãos autárquicos em geral (incluindo os apoios que estes podem dar àquelas) e da APEEBS com a JFS – e com a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira – em particular; as obras, melhoramentos e reparações de que (ainda) carecem os dois pólos da escola do Sobralinho e as zonas adjacentes; as actividades de enriquecimento curricular; e o programa das comemorações do 33º aniversário do 25 de Abril de 1974.
A APEESB, representada por Luís Miguel Silva, Tesoureiro da Direcção, assinou a 2 de Março de 2007 um protocolo com o Município de Vila Franca de Xira, representado por Maria da Luz Rosinha, Presidente da Câmara Municipal. Nos termos deste acordo a Associação assume as seguintes obrigações: «desenvolver a cooperação com o conselho escolar e com as diversas estruturas do sistema educacional (...); participar nas Assembleias de Escola e reuniões do conselho pedagógico (...); promover a participação da Escola em actividades de natureza cultural, social, técnico-científica e desportiva (...); contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento das relações de cooperação entre todos os membros da Escola e os pais e encarregados de educação.» Em contrapartida, o MVFX «compromete-se a apoiar a APEE (após esta entregar o seu relatório e contas relativo ao ano lectivo de 2005/2006, e ainda com a obrigação de entregar posteriormente o relatório relativo a 2006/2007 e o plano de actividades para 2007/2008) atribuindo um subsídio no valor de 300 euros.» De registar que nesta data foram igualmente assinados protocolos com outras entidades do concelho, que estabelecem, logicamente, outras obrigações e outros valores.
4 – Participar no projecto educativo.
A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico do Sobralinho colaborou na Festa de Natal de 2006 daquela escola, realizada a 15 de Dezembro, com apoio à animação e à refeição, e ainda na entrega de uma prenda a cada um dos alunos.
A APEESB, como forma de celebrar mais um Dia Mundial da Criança, a 1 de Junho, organizou em 2007 o seu IV Concurso e Exposição de Trabalhos Escolares. O tema, anunciado no início de Abril, foi «Os Comboios», ainda a propósito dos 150 anos do início do caminho de ferro em Portugal, celebrados no ano anterior – e porque nunca é de mais lembrar que a região onde se insere a actual freguesia do Sobralinho foi a primeira, no nosso país, a ser servida pelo então novo meio de transporte (o primeiro troço, recorde-se, ligou Lisboa ao Carregado). Até 24 de Maio foram entregues às professoras dezenas de trabalhos, que a Associação recolheu e expôs, a 26 e 27 de Maio e posteriormente, no Centro Paroquial da Sagrada Família, junto à Igreja do Sobralinho. Mais do que atribuir, como habitualmente, prémios aos que foram considerados os três melhores trabalhos, ficou a saber-se, ainda no final de Maio, que, afinal, todos poderiam receber uma distinção: a REFER mostrou-se interessada em integrar permanentemente todos os objectos da exposição (cujas imagens foram captadas por um fotógrafo enviado pela empresa) no Museu Ferroviário do Entroncamento – pelo que a Associação solicitou a todos os pais e encarregados de educação autorização para tal.